Retroalimentação

Estava um tempo afastado daqui, na verdade estava sem tempo de vim aqui, por isso já tem um tempo que não posto nada. Estava passando por certas complicações e tendo que fazer algunhas escolhas na minha vida. Mas eu não quero falar disso agora, quero falar de duas coisas que eu vi nestas semanas em que eu estive afastado daqui.
Tem mais ou menos duas semanas que eu recebi de uma colega um DVD chamado "QUEM SOMOS NÓS?". Era um DVD sobre filosofia, física quântica e ciência, muito interessante, com algunhas ideias que me fizeram pensar sobre meu modo de vida, só que uma em especial me chamou a atenção.
Um dos temas do documentário era sobre como você tem escolha sobre seus sentimentos e que seus pensamentos influenciam muito em seu estado sentimental. Eles explicam que os sentimentos são como drogas no seu organismo e que você acaba ficando viciado nessas drogas.
"Se você não consegue sair de um estado emocional, é por que você está viciado quimicamente a esse estado emocional." Essa é uma das frases que mais me chamou a atenção, o fato de que uma pessoa pode estar quimicamente viciada em um estado de tristeza, de alegria, de raiva, de amor.
Dois dias depois de ter assistido o documentário, eu tive aula de filosofia da ciência e meu professor comentou uma coisa que eu achei que tivesse tudo haver com o documentário, ele falou sobre o conceito de retroalimentação e comentou que já era comprovado que os sentimentos passavam por uma processo de retroalimentação.
Para explicar melhor o que ele quis dizer é melhor explicar primeiro o que é retroalimentação.
Retroalimentação, ou também realimentação (emprega-se ainda o termo em inglês, Feedback), é o nome dado ao procedimento através do qual parte do sinal de saída de um sistema (ou circuito) é transferida para a entrada deste mesmo sistema, com o objetivo de diminuir, amplificar ou controlar a saída do sistema. Quando a retroalimentação diminui o nível da saída, fala-se de retroalimentação negativa, e quando a retroalimentação amplifica o nível da saída fala-se de retroalimentação positiva.
Partindo do conceito de retroalimentação positiva, ele explicou que uma pessoa, por exemplo, que se encontra triste ela passa a ver o mundo com um olhar triste e só passa a ver triste, assim acaba ficando mais triste do que antes e passa a ver o mundo com um olhar mais triste ainda e assim acaba ficando mais triste. Isso se torna um ciclo, onde o sentimento de triste serve como um mecanismo de retroalimentação positiva que amplifica o sinal de tristeza.
Unindo essas duas ideias eu cheguei a conclusão de que se o sentimentos são iguais a drogas químicas e se ele passa por um mecanismo de retroalimentação, então quanto mais droga ela estiver produzido, mais droga ela irá produzir e mais viciada ela irá se tornar.
Então uma pessoa que se encontra em um determinado estado emocional só pode sair desse estado se ela estiver disposta a isso, se ela quebra esse mecanismo de retroalimentação. Lógico que podemos ajudar essa pessoa, mas se ela não estiver disposta a mudar, se ela não tiver disposta a abdicar desse vicio químico, ela continuará nesse estado emocional .
Comecei a perceber isso ao meu redor, como algunhas pessoas se encontram em um estado de vicio sentimental, e não importa o que você faça elas não conseguem sair. Como algunhas pessoas que estão com uma ótima saúde, acreditam que estão quase morrendo. Como algunhas pessoas entram em um estado de culpa por algo que elas não fizeram e não importa o quanto você diga que a culpa não é dela, ela continua se achando culpada de algo. Como algunhas pessoas se sentem tão superiores do que outras, mesmo você provando que elas não passam de um lixo.
Quantas pessoas eu estou vendo ao meu redor nesses estados e não importa o quanto você prova o contrario, elas sempre acreditam que algo vai retornar ou que aquilo nunca as deixou.
Não estou dizendo para que deixemos de lado essas pessoas, de forma algunha, mas eu queria deixar claro para elas que tudo só depende delas e de mais ninguém. Que ninguém pode ajudar se elas não estiver realmentes disposta a serem ajudadas, se elas também não ajudarem, se elas simplesmente acharem que isso não depende delas e que elas não podem fazer nada para mudar isso.
Por isso pensem bem antes de dizer que a culpa de você se encontra em um estado emocional é culpa e só depende dos outros, lembrem-se que você também tem sua parcela de culpa e que você também pode fazer isso ser diferente. Lembrem-se depende mais de você do que dos outros.

Comentários

Taís disse…
Isso é sério. Muito sério. Acho que todo mundo faz isso uma vez na vida... outros fazem a vida inteira. Enfim.
Andressa Pacheco disse…
Olá!! Nossa,muito bom o conteúdo do seu blog!!Parabéns!!
Obrigada pela visita!!
bjssss
[se] disse…
Filosofada boa, essa. Pensamentos muitos bem ligados. Legal, isso aí. [=
Eu vi esse documentário também, muito bom. (y)
E "O Dia do Curinga" é o melhor livro que eu já li. [=
Anônimo disse…
Você sabe minha opnião sobre isso, então nem vou falar mais nada aqui.
Anônimo disse…
Talvez isso esteja acontecendo comigo. Talvez esteja alimentando um sentimento de tristeza. Um namoro acabou contra minha vontade, e por isso fiquei muito triste e achando que nada mais vale a pena na vida.
A mensagem é ótima. Foi tipo um tapa na minha cara: "Acorde e recomeçe a sua vida!"
É isso que vou fazer, pois sou muito nova, tenho apenas 19 anos.
Adorei ter lido isso! Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

O conhecimento nos faz responsáveis

Vigésima Segunda Semana de Emagrecimento

Meta do Instrumento Musical