Finalização das 7 meta

A cerca de dois anos atrás iniciei um projeto que chamei de 7 metas. O intuito desse projeto era cumprir 7 tarefas durante um ano. Tive essa ideia com o intuito de me focar em coisas que fosse legais para mim e me livrar, assim, de um problema que vinha enfrentando a muito tempo.

Acabei finalizando essas metas, mas não postei como elas terminaram. Isso porque muitas coisas ocorreram na minha vida nesses últimos dois anos e, algumas dessas, foram consequências das 7 metas, mas isso fica para outro post. Voltando as metas, irei listando-as e comentando mais ou menos como foi finalizada e, em alguns casos, minha opinião.

Emagrecer 25kg:

Essa foi a meta que mais levei a sério e ainda levo. Conseguir perder os 25kg, na verdade, cheguei a perder 30kg no total. Entretanto, acabei ganhando alguns kilos a mais nesses últimos anos e fico sempre flutuando entre os 85-95. Só que isso não me deixou decepcionado (tirando essa barriga dos infernos), pelo contrario, me motiva a manter minha rotina de corridas e treinos.

O que tirei dessa meta é que por mais duro que pareça, por mais demorado que seja, uma hora você verá o resultado.

Conseguir manter um dialogo em inglês:

Essa é outra meta que ainda se mantem em minha vida.Continuo fazendo cursinho de inglês e tenho visto bastante resultado. Consigo ler textos em inglês de uma forma bem mais fluente e sem parada a cada palavra para olhar dicionario, consigo entender o que algumas pessoas falam (desde que seja um pouco devagar) e consigo falar, tenho muita vergonha, mas consigo!

Nunca é tarde para aprender coisas novas. Essa conclusão não se deve nem ao meu caso, mas de um senhor que faz parte da minha turma. Esse senhor tem 58 anos e um dia na aula alguém perguntou para ele: "Por que você está fazendo inglês?" E ele respondeu: "Pelo prazer de aprender". Por mais clichê que pareça essa situação, ela conseguiu me mostrar que realmente não devemos perder esse prazer em aprender coisas novas e se renovar, mesmo que tenhamos 58 anos nas costas.

Aprender a tocar um instrumento:

Nem todas as metas foram uma maravilha e essas com toda certeza não foi! Descobrir que tenho muita dificuldade com ritmos, o que explica minha falta de capacidade de aprender a dançar também. Enfim, tentei aprender a tocar violino e violão e acabei falhando categoricamente, mas aprendi os conceitos pelo menos. E caso volte a tentar, já tenho uma certa base.

Ler 50 livros:

Ok! 50 livros em um ano foi muito otimismo da minha parte. Cheguei a ler 18 livros, mas para mim a meta foi alcançada. Meu plano era voltar a ler romances, já que era algo que eu gostava muito de fazer e fazia um tempo que só lia livros técnicos. No fim dessa meta mantive uma constância na leitura, em determinados períodos leio mais que outros, mas não parei mais. E estou muito feliz com isso, pois (não lembro onde li isso) ler um livro é sair um pouco da sua vida e viver a vida de outra pessoa.

Praticar uma arte marcial:

Comecei a praticar Kung Fu e mantenho a pratica até hoje. O que mais achei engraçado nessa meta, ou melhor, nessa pratica foi a evolução do meu corpo. No inicio efetuar um movimento simples era uma tortura. Meu corpo não respondia corretamente, minha respiração falava e eu ficava super cansado. Agora, tem treino que nem sinto o impacto e volto para casa sem cansaço, só com uma sensação boa causada pela liberação de algum "ina" no meu organismo.

Construir um aeromodelo/Construir uma casa:

Tive muitos problemas com essa meta e cheguei a modifica-la no meio do ano, mas nos dois casos não foram concluídos.


No primeiro caso (construir um aeromodelo) tive problemas para descobrir onde comprar os materiais e ferramentas por um preço razoável; depois conseguir efetuar essas compras, já que sempre estava em falta o que eu queria comprar; e por último, tive problemas em relação a espaço. Atualmente, o local que eu morro não me proporciona um bom espaço para investir nesse tipo de projeto.

No segundo caso (construir uma casa), foi uma situação mais complicada ainda que não vale nem a pena ser comentada no momento. 

Parar de fumar:

Essa meta é o meu carma até hoje. Irei fazer um post a parte só sobre isso depois, sobre o que penso em relação ao cigarro e minhas inúmeras tentativas de parar de fumar. Tem até uma brincadeira que a gente faz que diz: "Parar de fumar é fácil, só hoje já parei cinco vezes!"

Aprendi bastante com todas as metas, mais com umas do que outras, mas aprendi. Descobrir os limites do meu corpo e que sou capaz de supera-los. Reaprendi o prazer de ler um livro e de viajar em um universo fantasioso. Aprendi que algumas coisas são muito difíceis de serem feitas, sejam por uma certa incapacidade nossa ou por empecilho alheio. Aprendi que as vezes olhar para os lados e mudar o foco pode lhe ajudar a resolver um problema. Porém, o que mais aprendi com essas metas é que quando não tiver vento é melhor baixar as velas e pegar um remo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conhecimento nos faz responsáveis

Vigésima Segunda Semana de Emagrecimento

Meta do Instrumento Musical